![]() |
|
As únicas associações velociadade-rumo semelhantes às "normais" são as registadas em Abril de 1989, com ventos de NNW e em Fevereiro e Junho de 1990, com ventos de WNW (Anexo VII). Os dias em que o rumo do vento em nada corresponde ao que é considerado normal foram, neste caso, em maior número. Alguns exemplos de dias em que tal se verificou são:
Concluimos, desta forma, que em relação quer à velocidade quer ao quadrante do vento, os "dias críticos" identificados para o total de crises asmáticas em crianças dos 5 aos 10 anos, apresentam algumas diferenças significativas relativamente ao que é considerado "normal" para a Área Metropolitana do Porto.
Precipitação Os valores de pluviosidade registados nos dias em questão (Anexo VII), também são diferentes do "normal" (Anexo X). O valor de precipitação mais elevado foi de 47,3mm, registado no dia 26 de Setembro de 1992 (Anexo VII). Uma vez que entre 1900 e 1989 o valor mínimo registado para os meses de Setembro foi de 0mm e o máximo foi de 289mm (Anexo X), vemos que no período em questão, os valores de pluviosidade ficaram muito aquém do que é normal. Aliás, veja-se que na maior parte dos "dias críticos" dos diferentes meses não ocorreu precipitação (Anexo VII) e que os valores de pluviosidade registados nos outros dia são sempre muito reduzidos se comparados com os valores registados nos mesmos meses entre 1900 e 1989 (Anexo X). Podemos, assim, concluir que o período em questão foi mais seco do que o "normal" Dos dias para os quais temos dados de nebulosidade (34% do total), só 26% tiveram céu completamente coberto e só se registou forte nebulosidade em 22% dos dias. Isto dá um total de 48% de dias com céu parcialmente ou totalmente coberto, o que se traduz num número de dias com forte nebulosidade mais reduzido do que o registado para as "sequências críticas" definidas para os outros grupos etários. Para a pressão também só temos dados para 34% do total de dias e desses só em 22% se registaram altas pressões. É ainda de referir que no que respeita às situações sinópticas, temos uma predominância, nos dias para os quais temos dados relativos a estas variáveis77, de situações de superfície de Margens Anticiclónicas e de situações em altitude de Ramo do Fluxo Zonal (Anexo VII). Sabendo-se que no período 1987-91 as situações sinópticas de superfície predominantes foram os centros depressionários estacionários e os anticiclones atlânticos subtropicais e que as situações sinópticas em altitude predominantes foram os ramos do fluxo zonal (Capítulo G3.2), vemos que as situações sinópticas, quer de superfície quer em altitude, coincidem em alguns dias com as situações predominantes no período 1987-91. É o caso, por exemplo, dos "dias críticos" de Setembro de 1993, em que a situação sinóptica de superfície predominante foi a de Ramo do Fluxo Zonal (Anexo VII). 77. Nos dados relativos às situações sinópticas, quer à superfície quer em altitude, também existem muitas lacunas. [ continuar ] |
Comentários: clias.clc@mail.telepac.pt |
Faculdade
de Letras da Universidade do Porto. Última alteração em: 30-12-2000 |