Vera
Lúcia Ferreira Pinto Vouga
(15-VII-1954
4.
Participação em júris de provas académicas
5. Publicações
5.1. Livros
5.2.
Edições
5.3.
Opúsculos, artigos e prefácios
5.4.
Recensões críticas
5.5.
Traduções
5.6. Outras publicações
6.1.
Organização
6.2.
Participação (com comunicação)
7.
Conferências, seminários e debates
8.
Acções de formação destinadas a professores dos ensinos básico e secundário
9.
Apresentação de autores e de livros
10.
Participação em sociedades científicas, associações e revistas
11.
Participação em órgãos de gestão da FLUP
12.
Participação em júris de prémios literários
— Fez o curso liceal no Liceu
Carolina Michaëlis, tendo recebido em Jogos Florais
um 1.º Prémio de Conto (1966/67) e dois de Declamação (1966/67 e 1969/70).
— 1974 — Conclusão do Bacharelato
em Filologia Românica
pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o 8.º Ano do Institut Français
do Porto, onde lhe foram atribuídos prémios especiais de aproveitamento;
— 1976 — Licenciatura
em Filologia Românica
pela FLUP, com a classificação final de 17 valores, o que lhe valeu o Prémio
da Fundação Eng.º António de Almeida referente a este grau, que receberia em
1979;
— 1977 — Dando continuidade a estudos musicais anteriormente efectuados, frequentou no Conservatório de Música do Porto o Curso Livre de Canto, na classe de Fernanda Correia, e integrou nesse mesmo ano o Grupo de Música Vocal Contemporânea, sob a regência de Mário Mateus.
— Através do Centro de Estudos Semióticos e Literários
da Universidade do Porto, do Centro de Linguística da Universidade do Porto ou da Associação
Portuguesa de Semiótica, participou em Seminários orientados por T. Sebeok, G.
Genette, J. Kristeva, G. Genot, J. Courtès, J. A. Seabra, F. Guimarães, J. C.
Seabra Pereira, C. Abastado, D. Delas, P. Rivas, H. Weinrich, R. Kloepfer, P.
Fabbri, E. Landowski, H. Quéré, D. Bertrand, M. Rector, G. Deledalle, P.
Bouissac, R. Posner, A. Helbo, C. Morier, M. Krampen, M. Hertzfeld, Michel Pêcheux
e Francisco Lacerda;
— Frequentou na
Universidade
de Paris III um Seminário dirigido por I. Fonágy;
— Na Universidade
de Paris VII, participou no Seminário de J. Roubaud / P. Lusson;
— Na Universidade
de São Paulo, frequentou o Seminário de D. Jhoansen.
— 1974-1976 —
Monitora da FLUP, encarregada da orientação de trabalhos teórico-práticos da
cadeira de Linguística e Poética;
— 1976-1978 —
Assistente Eventual da FLUP, incumbida das aulas teóricas e práticas das
cadeiras de Literatura Francesa I e Literatura Francesa II;
— 1978-1988 —
Assistente da FLUP; em 1978/79 esteve encarregada das aulas teóricas e práticas
de Introdução aos Estudos Literários; em 1980/81, das aulas práticas de
Literatura Portuguesa I; em 1981/82, de aulas práticas das cadeiras de Introdução
aos Estudos Literários e Literatura Portuguesa I; em 1982/83, das aulas teóricas
de todas as Variantes de Introdução aos Estudos Literários e de aulas práticas
de Literatura Portuguesa I; de 1985/86 a 1986/87, das aulas teóricas e práticas
de Literatura Portuguesa I;
— 1983/84 e 1984/85 —
Equiparada a Bolseira no País para preparação do Doutoramento;
—
1987/88
— Equiparada a Bolseira no País para preparação do Doutoramento;
— 1988-2007 — Assistente Convidada da FLUP; em 1988/89, esteve encarregada de aulas práticas de Literatura Portuguesa I; de 1989/90 a 1991/92, de aulas práticas de Literatura Portuguesa I e Introdução aos Estudos Literários; em 1992/93, de aulas práticas de Literatura Portuguesa I; de 1993/94 até 2004, leccionou na íntegra (aulas teóricas e práticas) a cadeira de Introdução aos Estudos Literários; entre 2004 e 2007, desempenhou as funções de metodóloga de Português; em 2006/07, leccionou Introdução à História da Arte e Literatura Portuguesa I.
4.
Participação em júris de provas académicas
—
Foi duas vezes responsável pela prova de Literatura Portuguesa do Exame
Extraordinário de Acesso ao Ensino Superior.
1.
António
Nobre: Cem anos de
gratidão, Porto, Faculdade de Letras, 2008 (Anexo XIII
da “Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas”) (285 pp.);
2.
'Sobre
este dia precipitem as manhãs': Daniel Faria ou
'da tão primeira nuvem',
Porto, sombra pela cintura, 2009 (ISBN:
978-989-96206-0-5; 120 pp.);
3.
As
Íntimas Nervuras do Silêncio:
Nove diálogos com a poesia de Albano Martins,
Prefácio de Fernando Guimarães, Porto, sombra pela cintura, 2010 (ISBN:
978-989-96206-2-9; 163 pp.);
4.
Da Música,
do Verso:
Aproximações (em preparação);
5. Reaver
a Inocência: Almada e outros lugares (em preparação).
1.
Bohemia Nova e Os Insubmissos seguidas
de Nem Cá Nem Lá e Bohemia Velha,
Reprodução Fac-similada, Edição de Vera Vouga; Porto, Campo das Letras, 1999
(Obras
Clássicas da Literatura Portuguesa, n.º 37);
2.
Obras Poéticas de Eugénio de Castro,
Reprodução fac-similada dirigida por Vera Vouga;
2.1.
Tomo I, Porto Campo das Letras, 2001 (Obras Clássicas da Literatura Portuguesa,
n.º 85);
2.2.
Tomo II, Porto,
Campo das Letras, 2002 (Obras Clássicas de Literatura Portuguesa, n.º 86);
2.3.
Tomo III, Porto,
Campo das Letras, 2007 (Obras Clássicas de Literatura Portuguesa, n.º 87);
3. Daniel Faria, Dos Líquidos, Porto, Fundação Manuel Leão, 2000;
4. Organização (com Nuno Higino Cunha) de Legenda para uma casa habitada, de Daniel Faria; Marco de Canavezes, Paróquia de Santa Maria de Fornos, 2000;
5.
Daniel Faria, Poesia, Vila Nova de
Famalicão, Quasi Edições, 2003 (Biblioteca “De veres o meu lugar”, vol.
2).
5.3.
Opúsculos, artigos e prefácios
a)
No país
1.
Uma história para os grandes, in «Orfeão»,
Revista do Orfeão Universitário do Porto, n.º 17, Maio de 1973, pp. 29-30;
2.
Quebra-noz, in «Jornal de Notícias», 10 de Abril de 1979;
3.
Sena ficcionista, in «Humanidades»,
Revista trimestral da Associação dos Estudantes da FLUP, Porto, n.º 1,
Janeiro de 1982, pp. 37-43;
4.
Metamorfoses de cidade, selecção e
montagem de textos de Jorge de Sena, dactil.; Porto, FLUP, 1983; revisto e
ampliado como O Porto e Jorge de Sena,
Porto, FEUP, 1999 (inédito);
5.
K4 Quadrado Azul: Pôr-se a nascer outra
vez, in «Cadernos do C.E.S.L.U.P.», Porto, n.º 1, 1985;
6.
Metamorfoses do verso, in «Cruzeiro
Semiótico», n.º 3, Porto, Associação Portuguesa de Semiótica, Julho de
1985, pp. 82-92;
7.
Almada Negreiros, «Saltimbancos»: De
outro texto, outra leitura, in «As
dimensões de alteridade nas culturas de língua portuguesa — O outro: Actas
do I simpósio Interdisciplinar de Estudos Portugueses», Lisboa, Departamento
de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Nova de Lisboa, 1985;
8.
O Ensino da Literatura Portuguesa:
Percursos do tempo na modernidade, in «X Encontro de Professores Universitários
Brasileiros de Literatura Portuguesa / I Colóquio Luso-brasileiro de
Professores Universitários de Literaturas de Expressão Portuguesa — Actas»,
Lisboa, Instituto de Cultura Brasileira da Universidade de Lisboa, 1986, pp.
695-705;
9.
Do Verso: Aproximações (Arte verbal
infantil), in «Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas»,
II Série, Vol. IV, Porto, 1987, pp. 75-92;
10.
De um ritmo que nos conduz: sobre «Invenção
do Problema» de L. A. Carlos, in «Letras e Letras», n.º 1, Dezembro de
1987; incluído como Posfácio na 2.ª ed. de Invenção
do Problema, V. N. de Famalicão, Quasi Edições, 2006, pp. 75-88;
11.
Na galáxia sonora, in «Da Semiótica
— Actas do I Colóquio Luso-Espanhol
e do II Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica», Lisboa, Vega, s/d (1988), pp.
361-380;
12.
Greimasiana: Musicalizar a Semiótica,
in «Cadernos do C.E.S.L.U.P.», n.º 2, Porto, 1988, pp. 5-11;
13.
Pessoa: verso, versos, «Actas do IV
Congresso Internacional de Estudos Pessoanos», Secção Brasileira, Vol. II,
Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, s/d (1990), pp. 401-422;
14.
Les couples qui demeurent: A propos d'
’Ici-bas’ de Sully Prudhomme-Fauré, in «Os Estudos Literários:
(entre) Ciência e Hermenêutica, Actas do I Congresso da Associação
Portuguesa de Literatura Comparada», Lisboa, 1990, vol. II, pp. 119-129;
15.
O coração do sol. Lourenço Revisitado,
in «Letras e Letras» n.º 27, Porto, Março de 1990;
16.
Retrato verbal (com Sophia no verso), ibid.,
n.º 29, Maio de 1990;
17.
Na galáxia sonora: Sobre o fado de
Coimbra, in «Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas»,
II Série, Vol. VIII, Porto, 1991, pp. 47-62, e http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2005/06/na-galxia-sonora-sobre-o-fado-de.html
18.
Na gare da posteridade: «Oaristos»,
questões de versificação, in «Diacrítica», n.º 6, Braga, 1991, pp.
117-139;
19.
António Nobre: Les intimes contraintes (questions
de métrique), in «Revista da Faculdade de Letras — Línguas e
Literaturas», II Série, Vol. IX, Porto, 1992, pp. 139-171;
20.
Oitavo dia da criação (A propósito de “Entre
a Cicuta e o Mosto” de
Albano Martins. Com um depoimento inédito do Autor), in «Revista da
Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas», II Série, Vol. IX, Porto,
1992, pp. 273-297;
21.
Carta a Benvindo de Carvalho sobre os
quadros de uma Exposição, texto do Catálogo da Exposição do pintor
inaugurada em Braga, Galeria Belobelo, em 1 de Fevereiro de 1992; em grande parte reproduzido em «Letras e Letras», Ano V, n.º 66, Porto,
4 de Março de 1992, p. 18 e no catálogo Benvindo 97. Do
Real ao Imaginário, Porto, Outubro de 1997;
22.
António Nobre: Os versos radicais. Génese
do soneto “Ao Alberto”, in «Colóquio / Letras» n.º 127/128, “Memória
de António Nobre”, Janeiro-Junho de 1993, pp. 87-116;
23.
António Nobre, Três cartas inéditas a
Alberto de Oliveira, transcrição, notas e comentário, in «Colóquio /
Letras» n.º 127/128, “Memória de António Nobre”, Janeiro-Junho de 1993,
pp. 173-202;
24.
Depoimento no Dossier “A Crítica face aos Autores”, in «O Escritor —
Revista da Associação Portuguesa de Escritores», n.º 1, Lisboa, Março de
1993, p. 144;
25.
Breve intervenção no debate “Existe uma Cultura Portuguesa?”, Porto, S.E.C.,
27 de Abril de 1992; in Existe uma Cultura Portuguesa?,
coord. Augusto Santos Silva e Vítor Oliveira Jorge; Porto, Afrontamento, 1993,
pp. 114-115;
26.
Vento Maduro. Sobre o ombro do Autor:
Albano Martins, poética da luz concisa, in «O Escritor — Revista da
Associação Portuguesa de Escritores», n.º 6, Lisboa, Dezembro de 1995, pp.
155-171;
27.
Óscar Lopes — 1996. Exercício de
entendimento ou Exercício, tanto quanto possível disciplinado de fruição
(Colagem com um "ou" de conexão
resignadamente impreciso aberto às disponibilidades do leitor), in «Uma
Homenagem a Óscar Lopes», Matosinhos, Câmara Municipal; Porto, Edições
Afrontamento, 1996, pp. 159-160;
28.
Os Painéis de Almada Negreiros, in «Almada
Negreiros, a Descoberta como Necessidade — Actas do Colóquio Internacional»,
org. de Celina Silva; Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, 1998, pp.
211-242, e «Colóquio / Letras» n.º 149/150, “Almada Negreiros. Mário de
Andrade”, Julho-Dezembro de 1998, pp. 167-194;
29.
Explicação dos homens e de outros
animais, in «Revista da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas»,
II Série, Vol. XV, Porto, 1998, pp. 105-122;
30.
Com que
mãos, introdução a Bohemia
Nova e Os Insubmissos seguidas de Nem
Cá Nem Lá e Bohemia Velha, Reprodução Fac-similada, Edição de Vera
Vouga; Porto, Campo das Letras, 1999, pp. I-XXIII;
31.
Livraria Leitura ou de uma iniciação que
se desconhece, in «Fernando Fernandes. 47 anos de divulgação da Leitura»,
org. de José da Cruz Santos; Porto, Campo das Letras, 1999, p. 147;
32. A
outra
face da transparência ou essa outra, maior / que todas e cujo nome por precaução
/ omites, in Isabel Vaz Ponce de Leão, «Ecos do Silêncio (Fotobiografia
de Albano Martins)», Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa, 2000, pp.
124-125;
33.
Da magnólia entre nós, Posfácio a Dos
Líquidos de Daniel Faria, Porto, Fundação Manuel Leão, 2000, pp.
145-152;
34.
Carta a Antonio, in Revista «Anto —
Revista Semestral de Cultura», n.º 7, Amarante, Primavera de 2000, pp.
156-160;
35.
Sobre este dia precipitem as manhãs,
montagem dramática para três vozes femininas, uma masculina e órgão, a
partir de textos de Daniel Faria; executada na Igreja de Santa Maria de Fornos,
a 9 de Junho de 2000;
36. Daniel Faria: Quem assim assentou a claridade, texto introdutório e organização de um dossier sobre Daniel Faria, in «Falar de Poesia / Hablar de Poesia», n.º 4, Badajoz / Lisboa, 2000;
37.
À esquina do Planeta (2.ª Carta a António
Nobre), in «Correios em Directo», n.º 8, 4.º trimestre de 2000, Lisboa,
CTT, pp. 23-25;
38.
Bohemia Nossa (3.ª Carta a António
Nobre), in «De Almeida Garrett a António Nobre — Actas do Colóquio»,
Maia, Câmara Municipal — Pelouro da Cultura, 2001, pp. 35-72;
39.
Como
um rosto se inclina,
Prefácio global a Obras
Poéticas de Eugénio de Castro, Reprodução fac-similada dirigida por Vera
Vouga; Tomo I, Porto Campo das Letras, 2001 (Obras Clássicas da Literatura
Portuguesa, n.º 85), pp. 9-20;
40.
Como
quem buscasse seu rosto e o errasse,
Prefácio ao Tomo I de Obras
Poéticas de Eugénio de Castro, Reprodução fac-similada dirigida por Vera
Vouga; Porto Campo das Letras, 2001 (Obras Clássicas da Literatura Portuguesa,
n.º 85), pp. 21-33;
41.
Os versos domados te ensinam,
prefácio a Vejo-te como se pode
ver através desta chuva oblíqua, Porto, Granito Editores e Livreiros,
2001, pp. 7-9;
42.
Porque senti que tinha de escrever este
Prefácio, prefácio a Iza Luso Barbosa, «Os Folhadella», Porto, Lello,
2001;
43.
As
íntimas nervuras do silêncio (Louvor e simplificação de Albano Martins),
in «Uma Flauta de Areia: Actas do Colóquio / Homenagem 50 anos de Vida Literária
do Poeta Albano Martins», org. de Isabel Vaz Ponce de Leão; Porto, Edições
Universidade Fernando Pessoa, 2001, pp. 235-249;
44.
Respiração dos Animais de Grande Porte,
in «António Nobre em Contexto: Actas», org. de Paula Morão; Lisboa, Edições
Colibri, 2001, pp. 73-82;
45.
Árvores que são como lugares bem
situados, in «Árvore das Virtudes: 38 anos com a cidade», coord. de
Manuela de Abreu e Lima; Porto, Árvore, 2001, pp. 27-30;
46.
Como
uma chama cérula entre brasas,
Prefácio ao Tomo II de Obras
Poéticas
de Eugénio de Castro, Reprodução
fac-similada dirigida por Vera Vouga; Porto, Campo das Letras, 2002 (Obras Clássicas
de Literatura Portuguesa, n.º 85), pp. 9-27;
47.
Confidência (Prefácio à “Poesia”
de um poeta maior), Prefácio a Poesia,
de Daniel Faria; edição de Vera Vouga; Vila Nova de Famalicão, Quasi Edições,
2003 (Biblioteca “De veres o meu lugar”, vol. 2), pp. 7-15;
59a.
Fernando Pessoa: la création infinie,
in «Primeir@Prova»,
n.º 0, Abril de 2004, Porto, DEPER – FLUP;
48.
Homem, Amigo, Mestre, in «Sr.
Camelito (o gato) e a Versificação. Uma carta de Amorim de Carvalho a Maria
Amélia
Camossa Saldanha (a propósito do soneto “Desolação”)», editada por João
Borges com reprodução fac-similada e textos de José Dominguez Caparrós, Vera
Vouga, Júlio Amorim de Carvalho e João Borges e desenho de Irene Vilar,
integrada nas comemorações do 1.º centenário do nascimento do poeta e filósofo
Amorim de Carvalho; Porto, João Borges, 2004, pp. 20-21;
49.
“A nuvem prateada das pessoas graves
” ou a existência de um chão
que não precisa de voar,
in «Revista da Faculdade de Letras — Línguas
e Literaturas», II Série, Vol. XXII, Porto, 2005, pp. 655-668;
50.
Para
Albano Martins, in «Estrelas
para Albano Martins — Homenagem da Câmara Municipal e do “Jornal do Fundão”»,
Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa, 2006, pp. 97-98;
51.
Como
um pai que gerou antepassados,
Prefácio ao Tomo III das Obras
Poéticas de Eugénio de Castro, Reprodução
fac-similada dirigida por Vera Vouga; Porto, Campo das Letras, 2007 (Obras Clássicas
de Literatura Portuguesa, n.º 87), pp. 9-21;
52.
Amorim de Carvalho, Mestre, in «Revista
da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas», II Série, Vol. XXIII,
Porto, 2006 [2008], pp. 251-260;
53.
A flor de Anissó e outras vertentes
do herbário,
in «O Primeiro de Janeiro»,
b) No estrangeiro
54.
Almeida Faria, introdução e selecção
de textos para o número especial da Revista «Europe» dedicado à Literatura
Portuguesa Contemporânea, n.º 660, Paris, avril 1984, pp. 155-158;
6a.
Metamorfoses do verso, in «Anais do I
Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica», Niterói, Universidade Federal
Fluminense, 1986;
10a.
Invenção do Problema, in «Homenaxe
á Professora Pilar Vázquez Cuesta», coord. Ramón Lorenzo e Rosario Álvarez;
Universidade de Santiago de Compostela, 1996, pp. 623-629;
14a.
The couples who remain: With reference to
‘Ici-bas’ by Sully Prudhomme and Fauré in Eero Tarasti (Ed.), «Musical
Signification. Essays in the Semiotic Theory and Analysis of Music», Berlin
/ New York, Mouton de Gruyter, 1995, pp. 423-434;
17a.
Na galáxia sonora: Sobre o fado de
Coimbra, in «Miscelânea de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários
In Memoriam Celso Cunha», org. Cilene
da Cunha Pereira e Paulo Roberto Pereira; Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995,
pp. 751-762;
18a.
Na gare da posteridade: «Oaristos»,
questões de versificação, in «Centenário
da Publicação de “Oaristos” de Eugénio de Castro — Actas»,
ed.
de Jean Marie d’Heur e Réné Poupart;
Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, 1999, pp. 139-158;
55.
António Nobre. Le contrepoint d'un nom
qui s'achève en poème, in «Sources», Cahier nº 10 — Poésie des Régions
d’Europe. Portugal. Aux Sources de la Modernité Poétique
au Portugal, Etudes critiques et Anthologie, Namur, 1992, pp. 47-52;
56.
Em que desvios a razão se funda, prefácio
a «Clepsydra: poemas de Camilo Pessanha»,
estabelecimento de texto, introdução crítica, notas e comentários por
Paulo Franchetti; Campinas, Editora da Unicamp, 1994, pp. 7-11;
57. Sobre este nome precipitem as manhãs — Daniel Faria: 12 degraus para o seu conhecimento, in http://germinaliteratura.com.br/dfaria.htm;
58. Carta-Apresentação: Sobre "Confronto — Um diálogo com Deus", de Pedro Lyra, in http://www.jornaldepoesia.jor.br/veravouga.html#lyra;
59.
Fernando Pessoa: La Création Infinie,
in «Sources», Cahier nº
26 —
Pessoa, Namur, 2002.
1.
Almeida Faria, Cortes, in «Jornal de
Notícias», Porto, 23-I-1979
e revista «Quebra-noz», Porto, 10-IV-1979;
2.
Carlos Reis, Estatuto e Perspectivas do
Narrador em Eça de Queirós, «Nova Renascença», n.º 3, Porto, Primavera
de 1981;
3.
Almeida Faria, Lusitânia, in «Jornal
de Notícias», 21-IV-1981
e «Nova Renascença», n.º 4, Verão de 1981, pp. 451-452;
4.
Carlos Reis, Textos Teóricos do
Neo-Realismo Português, in «Nova Renascença», n.º 5, Porto, Outono de
1981;
5.
Amorim de Carvalho, Problemas de Versificação,
ibid., n.º 7, Primavera de 1982, pp.
312-313;
6.
Mécia de Sena e Jorge de Sena, Isto tudo
que nos rodeia, ibid., n.º 10,
Primavera de 1983, pp. 199-201;
7.
Almeida Faria, Cavaleiro Andante, ibid.,
n.º 11, Verão de 1983, pp. 308-10;
8.
Sophia de Mello Breyner Andresen, Navegações,
ibid., n.º 14, Primavera de 1984, pp.
217-220;
9.
Roland Barthes, O Óbvio e o Obtuso, ibid.,
n.º 18, Primavera de 1985;
10.
Celso Cunha, Língua e Verso, in «Revista
da Faculdade de Letras — Línguas e Literaturas», II série, Vol. II, Porto,
1985, pp. 374-377;
11. Albano Martins, Vertical o desejo, in «Colóquio / Letras», n.º 104-105, Julho-Outubro de 1988, pp. 153-155; parcialmente reproduzido em José Rodrigues, coord. e sel. de textos por Laura Castro; Lisboa, SocTip Editora, 1990, p. 153;
12.
Albano Martins, Cântico dos Cânticos de
Salomão, in «Letras e Letras», ano II, n.º 15, 5 de Março de 1989, p. 15; parcialmente reproduzido
em José Rodrigues, cit., pp. 87 e 89;
13.
Vasco Graça Moura, A Furiosa Paixão pelo
Tangível e Ronda dos Meninos Expostos,
in «Colóquio / Letras», n.º 108, Março-Abril de 1989, pp. 101-104;
14.
Amorim de Carvalho, Teoria Geral da
Versificação, in «Revista da Faculdade de Letras — Línguas e
Literaturas», II Série, Vol. VII, 1990, pp. 279-283;
15.
Francisco José Viegas, Todas as coisas,
in «Colóquio / Letras» n.º 121/122, Julho-Dezembro de 1991, pp. 248-249;
16.
Pedro Lyra, Musa Lusa, ibid., pp. 272-273; reproduzido em Desafio. Uma
poética do amor, Rio de Janeiro,
Tempo Brasileiro, 1991, pp. 236-241;
17.
Colóquio Interdisciplinar de Homenagem a
Vergílio Ferreira nos Cinquenta Anos de Vida Literária, in «Colóquio /
Letras», n.º 127-128, "Memória de António Nobre", Janeiro-Junho de
1993, pp. 304-307;
18.
Cristina Mello, O Ensino da Literatura e a
Problemática dos Géneros Literários, in «Revista da Faculdade de Letras
— Línguas e Literaturas», II Série, Vol. XVI, 1999, pp. 307-10.
1.
Dimitri Chostakovitch, Beethoven encanta a
floresta; Raymond Court, Música,
Mito, Linguagem, separata de «Orfeão», Revista do Orfeão Universitário
do Porto, Porto, 1974;
2.
J. F. Chevrier, La Puissance
de l'Inutile, número especial da
Revista «L'Arc» dedicado a R. Barthes, Ed. Espaço,
1976;
3. F
. Rastier, Typologie des composants sémantiques, in «Cruzeiro Semiótico»,
n.º 1, Porto, Julho de 1984, e n.º 2, Porto, Janeiro de 1985;
4.
Quatro poemas de A Margem do Azul, de
Albano Martins, traduzidos para francês; revisão de Huguette Rotheval e Albano Martins;
5.
Cinco poemas de Albano Martins vertidos para francês, revisão de Nicole Vareta
e Albano Martins; in Das Tripas ao
Coração, organização e selecção de Egito Gonçalves e Rosa Alice
Branco; Porto, Campo das Letras, 2001, pp. 137-140.
1. Antologia de Literatura Portuguesa, Porto, Faculdade de Letras da Universidade, 1995-1996;
2.
Concepção do website de Daniel Faria (www.danielfaria.org),
2004.
1.
Membro da Comissão Organizadora do I
Colóquio Luso-Espanhol e II Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica, Centro
UNESCO do Porto, 26-28 de Novembro de 1985;
2.
Membro da Comissão Organizadora do Colóquio
Interdisciplinar de Homenagem a Vergílio Ferreira nos Cinquenta Anos de Vida
Literária, Porto, Fundação Eng.º António de Almeida, 28-30 de Janeiro de 1993.
6.2.
Participação (com comunicação)
a)
No país
1.
Sena ficcionista — «Homenagem a
Jorge de Sena no 1.º Aniversário da sua Morte», FLUP, Junho de 1979;
2.
Ruben A.: A torre da referência —
Seminário de Verão da Universidade do Porto «Portugal do Norte. Raízes e
Modernidade», Agosto de 1983;
3.
O Ensino da Literatura Portuguesa:
Percursos do tempo na modernidade — «I Colóquio Luso-brasileiro de
Professores Universitários de Literaturas de Expressão Portuguesa», Faculdade
de Letras da Universidade de Lisboa, 1984;
4.
Almada Negreiros, «Saltimbancos»: De
outro texto, outra leitura — «Simpósio Interdisciplinar de Estudos
Portugueses: Dimensões da Alteridade nas Culturas de Língua Portuguesa — O
Outro», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de
Lisboa, 20-
22 de Novembro de 1985
5.
Na galáxia sonora — «I Colóquio
Luso-Espanhol e II Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica», Centro UNESCO do
Porto, 26-28 de Novembro de 1985;
6.
Greimasiana: Musicalizar a Semiótica
— «Colóquio Caminhos e Aberturas da Semiótica (Homenagem a A. J. Greimas)»,
Lisboa, Maio de 1986;
7. António Nobre: A escrita do exílio — Seminário de Verão da Universidade do Porto «Diáspora e Lusofonia», Julho de 1986;
8.
Na galáxia sonora: Sobre o fado de
Coimbra — «I Congresso Português de Literaturas Marginais», FLUP, Abril
de 1987;
9. A
Emigração
como tema literário: De Nobre a Pessanha — Seminário de Verão da
Universidade do Porto «Diáspora e Lusofonia», Julho de 1987;
10.
Les couples qui demeurent: A propos d'
’Ici-bas’ de Sully Prudhomme-Fauré — «I Congresso da Associação
Portuguesa de Literatura Comparada», Lisboa e Évora, 15-18 de Março de 1989;
11.
Intervenção no debate «Existe uma Cultura Portuguesa?», Porto, Secretaria de
Estado da Cultura — Delegação Norte, 27 de Abril de 1992;
12.
Os Painéis de Almada Negreiros — «Colóquio
Internacional Almada Negreiros — A Descoberta como Necessidade», Porto, Fundação
Eng.º António de Almeida, 12 de Dezembro de 1996;
13.
“Boémia Nova” e “Os Insubmissos”
— «De Almeida Garrett a António Nobre», Fórum da Maia, 12 de Fevereiro de 2000;
14.
As íntimas nervuras do silêncio —
«Colóquio / Homenagem 50 anos de Vida Literária do Poeta Albano Martins»,
Porto, Universidade Fernando Pessoa, 3 de Novembro de 2000;
15.
O projecto de edição crítica de
‘Primeiros Versos’ de António Nobre — Problemas e perspectivas (com
Francisco Topa) — «Colóquio António Nobre — No centenário do seu
nascimento», FLUP, 9 e 10 de Novembro de 2000;
16.
Respiração dos Animais de Grande Porte
— «Colóquio António Nobre em Contexto», Lisboa, Biblioteca Nacional, 13-14 de Dezembro de 2000;
17.
Os versos que trago no bolso
—
Seminário «Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Ruy Belo: um quarto de século
entre dois séculos — 1978-2003», Vila Real, Instituto Internacional Casa de Mateus,
6 de Junho de
2003;
b)
No estrangeiro
18.
Metamorfosis del verso
—
Colóquio «Investigaciones Semióticas I», Toledo, 8 de Junho de 1984;
18a.
Metamorfoses do verso — «I Colóquio
Luso-Brasileiro de Semiótica», Niterói, Universidade Federal Fluminense, 3-6 de Setembro de 1984;
19.
Pessoa: verso, versos — «IV
Congresso Internacional de Estudos Pessoanos, Secção Brasileira», São Paulo,
Abril de 1988;
20.
António Nobre: Les intimes contraintes (questions
de métrique) — «Colóquio Du Symbolisme au Modernisme au Portugal»,
Paris, Março de 1990;
21.
Na gare da posteridade: «Oaristos»,
questões de versificação — «Colóquio Internacional Comemorativo do
Centenário de Oaristos de
Eugénio de Castro», Paris, 7-9 de Novembro de 1990;
22.
Vento Maduro. Sobre o ombro do Autor:
Albano Martins, poética da luz concisa — «II Encontro de Centros de
Estudos Portugueses do Brasil», Universidade Federal do Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 1994, e «Génese e Memória, IV Encontro Internacional de Pesquisadores do
Manuscrito e de Edições», Universidade de São Paulo, 31 de Agosto de 1994;
22.
Elogio do Pequeno Formato. Crónicas de
Lobo Antunes — «V Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas»,
Oxford, Christ Church College, 5 de Setembro de 1996.
7.
Conferências, seminários e debates
a) No país
1.
Poesia e Ritmo — conferência na
Casa de Serralves, integrada no Ciclo «Caminhos da Linguagem e da Imaginação»,
14 de Abril de 1988
(disponível em cassete);
2.
António Nobre: Os íntimos caminhos,
conferência promovida pela Associação de Escritores Madeirenses — Funchal, 28 de Junho de 1991;
3.
Arte Verbal Infantil — Questões de
Versificação, conferência no Mestrado
em Literatura Comparada Portuguesa
e Francesa — Seminário de Literatura de Transmissão Oral — Universidade
Nova de Lisboa, 30 de Janeiro de 1992;
4.
António Nobre: Os versos radicais,
conferência integrada nas Comemorações do Centenário do Só, promovida pela Escola António Nobre — Ateneu Comercial do
Porto, 6 de Março de 1992
(disponível em videocassete);
5.
Intervenção no painel Que futuro para as
Humanidades? — FLUP, 19 de Março de 1992;
6.
Participação no Painel de Encerramento
das Comemorações do Centenário do Só
— Ateneu Comercial do Porto, 2 de Abril de 1992
(disponível em videocassete);
7.
Da criação: Encontro com Albano Martins,
conferência com a participação do Poeta — FLUP, 23 de Maio de 1992
(disponível em videocassete);
8.
Atelier de Ofício António Nobre, «As
Letras do Texto — Literatura Moderna e Crítica Textual», Seminário Fernão
Mendes Pinto, Estudos Gerais da Arrábida, Conferências do Convento —
Convento da Arrábida, 8 de Setembro de 1993;
9.
Teatro: A sua essência, debate com o
encenador José
Possi Neto — FLUP, 26 de Novembro de 1993;
10.
Teatro: As múltiplas cortinas, debate
com Christiane
Torloni, José
Possi Neto, Augusto Portela, João Calvário, Samuel Esteves e Pedro Homem
de Mello — FLUP, 3 de Dezembro de 1993
(disponível em videocassete);
11.
Poesia e Crítica: Transemia, debate
com o poeta e professor Pedro
Lyra — FLUP, 26 de Janeiro de 1996;
12.
Participação com alunos da FLUP num debate sobre a adaptação teatral de O que diz Molero com a presença de Dinis Machado — Teatro
Nacional de S. João, 22 de Abril de 1996;
13. Como se faz um poema? (Sobre a poesia de Albano Martins; poemas lidos pelo autor) — conferência no Auditório Municipal de Gondomar, 23 de Janeiro de 1997;
14.
Educação pelo ritmo, conferência
integrada nas «I Jornadas Interdisciplinares» — Escola das Lages do Pico, 5 de Março de 1997;
15.
Poema: modo de usar — conferência
na Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia), 17 de Abril de 1997;
16.
Branco no Branco, Eugénio de Andrade
recebe alunos da FLUP — Fundação Eugénio de Andrade, 2 de Maio de 1997;
17.
Poesia Simbolista: Camilo Pessanha —
conferência no Colégio dos Carvalhos, 10 de Fevereiro de 1998;
18.
O Porto e Jorge de Sena, roteiro e
visita comentada no âmbito da «Homenagem a Jorge de Sena» — FEUP, 23 de Março de 1999;
19.
Louvor e simplificação da voz —
conferência na Escola Secundária dos Carvalhos, 8 de Novembro de 1999;
20. Apresentação da galeria Espaço de Arte 2000 — Murça, 24 de Setembro de 2000;
21. Editar Pessanha, debate com o Prof. Paulo Franchetti — FLUP, Fevereiro de 2001;
22. Traduzir Nobre, debate com o Prof. René Poupart — FLUP, 15 de Novembro de 2001;
23. Poesia e génese: o que dizem os papéis, conferência no âmbito do curso de pós-graduação “O Texto e o Contexto” — FLUP, 10 de Maio de 2002;
24. Moderação do debate sobre Os Lusíadas, apresentados por Albano Martins, no âmbito do Dia Mundial do Livro — Porto, Biblioteca de Almeida Garrett, 23 de Abril de 2005;
b)
No estrangeiro
25. Revista Cruzeiro Semiótico, apresentação pública no Colóquio «Investigaciones Semióticas I» — Toledo, 7 de Junho de 1984;
26. Fundamentos do ritmo — Universidade do Estado de São Paulo, Campus de S. José do Rio Preto, 25 de Agosto de 1994;
27. A
vez da
nossa voz. Sobre o Fado de Coimbra, conferência na Universidade
de Witwatersrand, Mês Cultural Português — Joanesburgo, 15 de Outubro de 1996;
28.
Em busca do ritmo puro. Arte verbal
infantil, conferência na Universidade
da África do Sul (UNISA), Mês Cultural Português — Pretória, 17 de Outubro de 1996;
29.
Poesia portuguesa contemporânea
—
São Salvador da Bahia, Real Gabinete Português de Leitura, 23 de Setembro de 1997;
30. António Nobre nos seus papéis — São Salvador da Bahia, Pontifícia Universidade Católica, 24 de Setembro de 1997.
8.
Acções de formação destinadas a professores dos ensinos básico e secundário
1.
O Ensino da Literatura. Tentativa de
articulação entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior — Escola
Secundária de Rodrigues de Freitas (Porto), 2 de Fevereiro de 1983;
2.
Com Sophia ler Sophia — Escola
Secundária de António Nobre (Porto), 28 de Março de 1984;
3.
Almada Negreiros: A leitura em questão
— Escola Secundária de Oliveira Martins (Porto),
4.
O verde de Cesário — Escola Secundária
de Fontes Pereira de Melo (Porto), 6 de Julho de 1987;
5.
Camões nunca devia ter nascido? —
Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira (Espinho), 1988;
6.
No Centenário da Geração de 90: António
Nobre, conversa amiga — Escola Secundária de António Nobre (Porto), 21 de Março de 1991;
7.
Mário de Sá-Carneiro no seu tempo
— Escola Secundária de Carolina Michäelis (Porto), 29 de Abril de 1991;
8.
Literatura e Música — Escola Secundária
de Garcia de Horta (Porto), 7 de Novembro de 1991;
9.
No Centenário de Almada Negreiros:
aventuras e desventuras do leitor modelo — Escola Secundária de António
Nobre (Porto), 24 de Novembro de 1993;
10.
Ondas do mar do tempo — Escola
Secundária dos Carvalhos, 20 de Março de 1997;
11.
Sobre Daniel Faria — Escola
Secundária de
Ermesinde, ano lectivo de 2003/2004.
9.
Apresentação de autores e de livros
1.
Invenção do Problema,
de Luís Adriano Carlos — Associação de Jornalistas e Homens de Letras
do Porto, 26 de Novembro de 1986;
2.
Vertical o Desejo, de Albano Martins
— Porto, Galeria Nasoni, 19 de Março de 1988;
3.
Cântico dos Cânticos de Salomão,
versão portuguesa, a partir do grego, de Albano Martins — Porto, Cooperativa
Árvore, 16 de Dezembro de 1988;
4.
Apresentação de Almeida Faria numa mesa-redonda sobre a sua obra — FLUP, 1 de Junho de 1990;
5.
Entre a Cicuta e o Mosto, de Albano
Martins — Porto, Galeria Nasoni, 3 de Abril de 1992;
6.
Explicação das Árvores e de Outros
Animais e Homens que são como Lugares
Mal Situados, de Daniel Faria — Auditório da Biblioteca Municipal de V.
N. de Gaia, 19 de Maio de 1998;
7.
Apresentação de Daniel Faria nos «Encontros de Talábriga» — Aveiro, 30 de Outubro de 1999;
8.
Recaídas, de Jacinto Simões — Associação de Jornalistas e Homens de
Letras do Porto, 26 de Maio de 2000;
9.
António Nobre. Projecto e destino, de
José Carlos Seabra Pereira — Porto, Café Majestic, 27 de Dezembro de 2000;
10.
Selecção e leitura de poemas de Nuno Higino da Cunha, do livro No
silêncio da terra —
Porto, 29 de Janeiro de 2001;
11.
Selecção e leitura de poemas de Daniel Faria, do livro Dos
Líquidos —
Porto, Teatro Rivoli, Pequeno Auditório, Fevereiro de 2001;
12.
António Nobre
— 1867-1900 — Fotobiografia, de
Mário Cláudio e Humberto Nelson — Vila Real, Quinta de Vilalva, Torneiros, 5
de Janeiro de 2002;
13.
Vertentes do Pasmo, de A. Simões Neto
—
Vila Nova de Gaia, Casa de Romariz, 9 de Maio de 2003;
14.
Organização da apresentação de Poesia,
de Daniel Faria —
Lisboa, Fnac Colombo, 17 de Dezembro de 2003; Porto,
Biblioteca de Almeida Garrett, 8 de Janeiro de 2004 (leitura de poemas,
apresentação do website e concepção de uma performance).
10.
Participação em sociedades científicas, associações e revistas
1.
Membro fundador do Centro de Estudos Semióticos e Literários da Universidade
do Porto;
2.
Membro fundador da Associação Portuguesa de Semiótica, da qual se
demitiu em 1986;
3.
Membro da Associação
Portuguesa de Literatura Comparada;
4.
Membro da Associación
Española de Semiótica;
5.
Membro da Associação Portuguesa de Escritores;
6. Membro da Associação Internacional de Lusitanistas;
7.
Sócia correspondente do International
Semiotics Institute (ISI)
8.
Presidente, desde Junho de 2001, da Comissão de Edição da Obra de Daniel
Faria;
9. Presidente, desde Junho de 2001, da Comissão do Espólio de Daniel Faria.
11.
Participação em órgãos de gestão da FLUP
1.
Candidata à Assembleia de Representantes (1976);
2.
Membro eleito da Assembleia de Representantes (1979-1981);
3.
Membro eleito do Conselho Pedagógico, em representação dos
Assistentes de Românicas (1982-1984);
4.
Membro da Secção de Literatura e Cultura do Departamento de Estudos
Portugueses e de Estudos Românicos (2000-2007);
5.
Membro eleito — suplente — do Conselho Pedagógico, em representação
do DEPER (2001).
12.
Participação em júris de prémios literários
1.
«Jogos Florais comemorativos do Cinquentenário do Liceu Rodrigues de Freitas»,
Modalidade de Ensaio, Porto, 1983;
2.
«Prémio Óscar Lopes de Poesia», Porto, 1987;
3.
«Prémio Associação de estudantes da FLUP / CGD», Modalidade de Conto,
Porto, Junho de 1997;
4.
Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, Amarante, 2004;
5.
Prémio Daniel Faria, Penafiel, 2005;
6.
Prémio Daniel Faria, Penafiel, 2006;
7.
Prémio Daniel Faria, Penafiel, 2007;
8.
Prémio Daniel Faria, Penafiel, 2008.