Indice

[ anterior ][ índice ][ próxima ]

 

H.1. Evidências de mudança climática na área do Porto desde o início do século  XX

A análise dos registos de diversos elementos climatológicos nos últimos 20 anos (A .Monteiro, 1997) levou-nos a admitir como uma das principais causas para o aumento, particularmente das temperaturas mínimas e máximas, durante os últimos anos, na região portuense, o extraordinário crescimento económico a que a região assistiu, sobretudo a partir dos anos 80.

Se a distinção entre o que é ruído e o que é de facto mudança ou tendência não tem sido pacífica na história recente da Climatologia, a compreensão das relações de causalidade no seio do sistema climático, tem sido, sem dúvida, muito mais controversa.

Tentamos ultrapassar os riscos desta hipótese explicativa – os efeitos da urbanização - por um lado, comparando os dados médios durante os últimos 20 anos, com o de outros períodos anteriores, e por outro, analisando o comportamento da temperatura da água do mar, em dois pontos de registo, no oceano, próximo do Porto, durante esse mesmo período (Fig. 94).

A análise comparativa dos valores médios para os períodos 1931-60, 1951-80, 1961-90 e 1967-96 permite-nos avaliar o peso relativo do aumento da temperatura verificado no final dos anos 80, no comportamento médio ao longo dos últimos 60 anos (Quadro II).

A análise das temperaturas da água do mar próximo do Porto permite-nos saber se o aumento dos registos de temperatura verificados no ar, encontram algum paralelismo também nas águas do mar. Se tal acontecer, o peso das alterações provocadas pelas mudanças à escala global será obviamente o mais importante. Se, pelo contrário, não houver qualquer relação evidente entre o ritmo térmico no continente e no mar a hipótese explicativa fundamentada sobretudo nos efeitos provocados pelo aumento da poluição atmosférica inerente ao tipo de crescimento económico vivido na região depois de 1980 será muito mais verosímel.

ver figura
Fig. 94 - Manifestações de mudança climática na região Portuense (A.Monteiro, 1997).


[ anterior ][ índice ][ próxima ]


[ Homepage ] [ topo ]

Comentários: clias.clc@mail.telepac.pt
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Última alteração em: 30-09-2000
ande°e