Indice

[ anterior ][ índice ][ próxima ]

 

O projecto contou ainda com a colaboração dos três licenciados em Geografia pela Universidade do Porto: António Fernandes, Helena Madureira e Alexandra Pinto. Destes, salientámos com ênfase especial a colaboração das Licenciadas Helena Madureira e Alexandra Pinto, cujo desempenho, da primeira em regime de aquisição de serviços e da segunda como bolseira do projecto durante o seu segundo ano, ultrapassou, pelo interesse, qualidade do trabalho, conhecimento e elos de ligação ao projecto, as expectativas habitualmente associadas a uma colaboração efémera, direccionada e limitada no tempo. De facto, por sua exclusiva iniciativa e qualidades de excepção para jovens investigadoras, mantiveram a sua colaboração com este projecto até à sua conclusão, mesmo depois do prazo ter sido prorrogado por mais cinco meses.

Para colaborar na definição dos efeitos reais que o meio urbano pode exercer na saúde dos seus habitantes associou-se a este projecto o Licenciado Enfermeiro Especialista José Carlos F. Sousa do Hospital de S. João (Porto) e a Professora Doutora Cristina Carapeto da Universidade Aberta (Lisboa).

A colaboração do Licenciado José Carlos F. Sousa, em regime de prestação de serviços, excedeu substantivamente as expectativas iniciais, acabando por transformar-se num novo membro deste projecto. Ao empenhamento na recolha, tratamento e análise da informação relativa ao número de internamentos, na urgência do Hospital de S. João (Porto), de crianças até 13 anos com crises asmáticas, sucedeu o reconhecimento da necessidade de incluir esta prestimosa colaboração em várias outras etapas de trabalho deste projecto. A sua presença até esta fase final do projecto, traduziu-se, em nossa opinião, numa valiosa mais-valia científica, ao nível das metodologias, dos conteúdos e dos exercícios interpretativos inerentes a esta investigação.

A colaboração da Professora Doutora Cristina Carapetão significou um efectivo valor acrescentado quer pela sua formação científica na área das Ciências da Saúde, quer pelas excelentes relações que mantém com várias equipas de investigadores do King’s College of London.

O conhecimento prévio de todos os elementos da equipe e os excelentes resultados obtidos em anteriores experiências de trabalho conjuntas, foram sem dúvida, do ponto de vista pragmático, uma garantia de exequibilidade e de sucesso que não poderemos ignorar nem deixar de sublinhar .


[ anterior ][ índice ][ próxima ]


[ Homepage ] [ topo ]

Comentários: clias.clc@mail.telepac.pt
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Última alteração em: 30-09-2000
in”1