GRAMÁTICAS ONLINE

 

                      PORTUGUÊS

· Conjugador de verbos para a língua portuguesa: http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue
Esta base de verbos conjugados da língua portuguesa possui aproximadamente 280.000 registros distintos.

· Content Analysis: Language Identifier: http://www.xrce.xerox.com/competencies/content-analysis/tools/guesser.en.html
Este identificador de linguagem permite identificar até 47 línguas.

· Gramática da língua portuguesa: http://www.portugues.com.br/
Esta página disponibiliza uma gramática do português que ajudará estudantes e falantes do português. A gramática aborda assuntos como fonética, morfologia, sintaxe, semântica ou estilística. Para aceder aos conteúdos é necessário pagar.

· Gramática online.com.br: http://www.gramaticaonline.com.br/
Esta página disponibiliza uma gramática do português que ajudará estudantes e falantes do português. A gramática cobre assuntos como os acordos ortográficos, a fonética, acentuação, pontuação, ortografia, concordâncias nominais, pronomes, artigos, verbos, etc. É gratuito.

· Portuguese Morphological Analyzer: http://www.xrce.xerox.com/competencies/content-analysis/demos/portuguese
Esta página permite fazer uma análise morfológica de frases em português. Para além disso permite uma etiquetagem de POS.

 

                      INGLÊS

· BBC — Learning English: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/quizzes/quiznet/archive_2003.shtml
Página da BBC Learning English onde podemos esclarecer dúvidas relacionadas com a aprendizagem do inglês. Também é dada especial atenção ao vocabulário e pronunciação.

· Edufind.com — Online English Grammar: http://www.edunet.com/english/grammar/toc.htm
Nesta página podemos encontrar testes e jogos relacionados com o inglês, uma tabela de conteúdos (que inclui temas como os adjectivos, determinantes, advérbios, discurso directo e indirecto, os nomes, a passiva, frases relativas, formas verbais e tempos, etc); tem também um guia para pontuação e dicas para se escrever bem.

· Guide to Grammar & Writing: http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar 
Esta página disponibiliza um guia para a gramática e escrita do inglês. As ajudas são fornecidas ao nível da palavra e frase e ao nível do parágrafo. Também permite fazer pesquisa para ensaios e outros trabalhos, dúvidas gramaticais, etc.

· The Internet Grammar of English: http://www.ucl.ac.uk/internet-grammar/
Esta gramática foi concebida para estudantes universitários e para todos os interessados na língua inglesa. Os conteúdos da gramática abrangem temas como os nomes, determinantes, verbos, adjectivos, advérbios, preposições, conjunções, frases e funções, etc. No entanto, a utilização e limitada a um período de tempo sendo que o acesso livre só é concedido a utilizadores do Reino Unido. Pode também comprar o CD-ROM da IGE.

· UsingEnglish.com: http://usingenglish.com
Esta página é dirigida a falantes que têm o inglês como segunda língua. É possível aceder a um glossário de termos da gramática inglesa e suas definições assim como a uma lista de Idioms, phrasal verbs e verbos irregulares. Disponíveis ainda estão também alguns testes, artigos, recursos gramaticais ou exemplos de ensaios.

· Word Power — enjoy learning English with this free online educational resource: http://www.wordpower.ws/grammar
Gramática do inglês que cobre os seguintes temas: uso e formação das frases, formas e tempos verbais, voz activa e passiva, verbos irregulares, os nomes, os pronomes, adjectivos, etc. Esta página também nos oferece uma lista de expressões idiomáticas em inglês (www.wordpower.ws/idioms/s.html).

· Your Dictionary.com, The last Word in words: http://www.yourdictionary.com/grammars1.html#english
Nesta página podemos encontrar vários links para diferentes gramáticas do inglês. Também disponibiliza a consulta de dicionários em cerca de 300 línguas, desde as mais conhecidas como o inglês, português, francês, alemão, italiano, espanhol, passando pelas mais exóticas como maori, bengali ou turco e de dicionários e glossários de termos especializados (em inglês) voltados para indústrias e campos de estudo específicos. Aqui podemos encontrar mais de 100 especialidades, entre as quais estão contabilidade, astronomia, biologia, publicidade, indústria automóvel, aviação, criminologia, economia, meio ambiente, desporto, indústria imobiliária, história, gramática, medicina, mitologia, farmácia, religião, literatura, metalurgia, viagens, arquitectura, matemática, sociologia e muito mais.

 

 

 

                         

 

 

 

                          ALEMÃO

· TransDEPT (PT,DE) http://www.transdept.de/
Esta página disponibiliza um dicionário alemão-português / Deutsch-Portugiesisches Wörterbuch online, assim como um conjugador de verbos da língua portuguesa.

 

 

 

                          FRANCÊS

· Le Dictionnaire http://www.le-dictionnaire.com/
Esta página contém uma gramática (http://grammaire.reverso.net/), uma enciclopédia, um dicionário de sinónimos, dicionários da língua francesa, um conversor monetário e citações.

 

 

 

 

                          ESPERANTO

· Enciclopédia Simpozio em português e esperanto http://www.simpozio.ufsc.br/Esp/4-enc/y-mega/Baza/frame-Port.html
Nesta página podemos encontrar uma gramática de esperanto em português e esperanto e enciclopédias com os seguintes temas: filosofia, história da filosofia, ciência humanas, artes, línguas e literatura e regiões. A página está disponível em português e esperanto.

 

 

                          ESPANHOL

 

· Diccionarios.com: http://www.diccionarios.com/
Esta página permite usar um conjugador verbal espanhol, e pesquisar sinónimos e antónimos. Para além disso, é possível  consultar dicionários monolingues (espanhol) e multilingues (inglês<>espanhol, espanhol<>francês, espanhol<>catalão, português<>espanhol, italiano<>espanhol e alemão<>espanhol e muitos outros pares de línguas. Permite um número gratuito de 25 consultas. Após esse número, se quiser continuar a usar, terá de fazer uma inscrição e pagar o montante exigido. É também possível descarregar a barra de ferramentas.

· El Castellano — Corpus online: http://www.elcastellano.org/gramatic.html
Nesta página podemos encontrar uma gramática da língua espanhola e links (http://www.elcastellano.org/diccio.html) para um corpus espanhol com 100 milhões de entradas, para glossários, para dicionários monolingues, bilingues e multilingues e para dicionários especializados monolingues e multilingues.

· Grammar of Euskara: http://www.ehu.es/grammar/index.htm
Esta página permite-nos aceder a uma breve gramática da língua basca abordando temas como a frase, a frase nominal, casos, o verbo e sua morfologia, etc.

 

 

 

 

 

                                                  VÁRIAS

· Biblioteca Universal: http://www.universal.pt/scripts/site/intro.exe
A página da Biblioteca Universal permite consultar gramáticas (português, inglês e francês), enciclopédias portuguesas, dicionários (monolingue e bilingues), guias de conversação (inglês, francês, espanhol e alemão) e outras utilidades. É possível uma consulta gratuita durante 7 dias. Após esse período, é necessário fazer uma subscrição.

· Ultralingua Online Dictionary www.ultralingua.net
Esta página disponibiliza um conjugador de verbos online (http://ultralingua.com/onlinedictionary/index.html?action=conjugate) em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e português. Também podemos aceder a um dicionário de definições e sinónimos em inglês e outro de definições e sinónimos em francês assim como vários dicionários com variados pares de línguas e a um conversor de números para texto. NOTA: O site permite apenas um número limitado de consultas gratuitas. Quando ultrapassado esse número, se quiser continuar a fazer consultas, terá se fazer uma inscrição.

 

GRAMÁTICAS

                        

                                                  PORTUGUÊS

 

· CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Sá da Costa, 1984

 

 

 

                                                  INGLÊS

· BIBER, Douglas, CONRAD, Susan, LEECH, Geoffrey, Longman Student Grammar of Spoken and Written English, 2002
Esta gramática usa mais de 3000 exemplos de corpus real. Baseia-se na análise de mais de 40 milhões de palavras de inglês britânico e americano em corpus escrito e falado.

· DOWNING, Angela & LOCKE, Philip. 1993. A University Course in English Grammar. London and New York: Routledge.

· HEWINGS, Martin, Advanced Grammar in use, 2nd ed., Cambridge University Press, Cambridge, Cambridge, 2005
Contém 100 unidades de gramática e inclui muitos exercícios totalmente novos; baseia-se no Cambridge International Corpus para assegurar uma linguagem autêntica; fornece ajuda na preparação para os exames Cambridge Advanced Examination in English, Cambridge Proficiency ou IELTS. Esta versão traz um CD-ROM com centenas de exercícios que ajudam o aluno a praticar todas as áreas da gramática.

· SIDE, Richard, WELLMAN, Guy, Grammar and Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Longman, 2002
Esta gramática é especificamente para alunos de nível avançado de inglês. Tem um conteúdo gramatical detalhado e dá uma atenção especial ao vocabulário. Fornece ainda uma ampla variedade de exercícios para que o aluno se possa preparar para exames como o Cambridge Advanced Examination in English ou Cambridge Proficiency.

· SWAN, Michael, WALTER, Catherine, How English Works – A grammar practice book with answers, Oxford University Press, Oxford, 1997
Explicações e regras gramaticais concisas, exemplos reais e muitos exercícios que permitem guiar o aluno na sua aprendizagem.

 


ALEMÃO

· APELT, Mary L. / APELT, Hans-Peter / WAGNER, Margot: Grammatik à la carte, ,Verlag Moritz Diesterweg, Frankfurt, Bd. 1 Grundstufe, 1992, Übungsbuch Lösungsheft Band 2 Mittelstufe, 1993, Übungsbuch, Lösungsheft
Gramática alemã de exercícios [Das Übungsbuch zur Grundgrammatik Deutsch]

· DREYER, Hilke / SCHMIDT, R. , Lehr– und Übungsbuch der deutschen Grammatik, München 1996
Gramática alemã de exercícios

· DROSDOWKI, Günther, Duden, Band 4—Grammatik der deutschen Ggenwartssprache, hg. von Günther Drosdowski, 4. Aufl., Dudenverlag, Mannheim 1984

· ENGEL, Ulrich (1998) Deutsche Grammatik. Julius Groosverlag, Heidelberg 1996

· HALL, Karin / SCHEINER, Barbara, Übungsgrammatik. Deutsch als Fremdsprache für Fortgeschrittene, Hueber Verlag, Ismaning 2001
Gramática alemã de exercícios

· HELBIG, Gerhard / BUSCHA, Joachim; Deutsche Grammatik. Langenscheidtverlag Enzyklopädie, Leipzig 1991
Ein Handbuch für den Ausländerunterricht,

· KARS, Jürgen / HÄUSSERAMM, Ulrich; Grundgrammatik Deutsch, Verlag M. Diesterweg, Frankfurt a.M. 1991

· LATOUR, Bernd; Mittelstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Max Hueber Verlag, Ismaning 1992 (MELHOR)

· RUG, Wolfgang, TOMASZWESKI, Andreas; Grammatik mit Sinn und Verstand, Klett-Verlag, München 1993
Gramática alemã de exercícios

· WEINRICH, Harald Textgrammatik der deutschen Sprache. Duden, 1993

 

           FRANCÊS

· CHEVALIER, Jean-Claude, et al., Grammaire du français contemporain, Larousse, Paris, 2002

· GREVISSE, Maurice, Le bon usage, Duculot, Paris, 1997
Esta gramática é uma ferramenta útil não só para alunos e professores, mas também para tradutores uma vez que ajuda a usar correctamente as expressões e os verbos da língua francesa, contendo exemplos.

· HATIER, Frederique, Bescherelle: La Conjugaison Pour Tous, Bescherelle, Paris, 2006

· POISSON-QUINTON, Sylvie, et al., Grammaire expliquée du français, Ed. CLE International, Paris, 2002

· THIÉVENAZ, Odile, Grammaire progressive du français avec 500 exercices corriges, Ed. CLE International, Paris, 1998

· WAGNER, Robert Léon, Grammaire du français classique et moderne, Hachette Supérieur, Paris, 1991

 

                                                  ESPANHOL

· BOSQUE, Ignacio; DEMONTE, Violeta (eds.) (1999): Gramática descriptiva de la lengua española, Madrid, Espasa.

· E. ALARCOS LLORACH; Gramática de la lengua española, Espasa Calpe, 1994.

· GÓMEZ TORREGO, L., Gramática didáctica del español, Madrid, SM, 2002 (8ª edición).