José Craveirinha: citius, altius, fortius

 

 

O projeto

A equipa

Textos de imprensa

Poemas

Bibliografia e recursos

 

 

O projeto

Sob o lema do olimpismo (que nos pareceu adequado pelo facto de o autor ter sido sempre um entusiasta do desporto), é nosso propósito ajudar a projetar um José Craveirinha que, se não for mais rápido, seja pelo menos mais alto e mais forte. É que, passado o centenário do seu nascimento, o poeta maior de Moçambique continua a não ter a sua obra reunida nem corretamente editada. 

Não podendo resolver de uma vez o problema em causa, este projeto propõe-se, contudo, dar um pequeno contributo nesse sentido. São dois os nossos principais objetivos:

Identificar, recolher, publicar e anotar os muitos textos em prosa que José Craveirinha publicou ao longo da vida em jornais e revistas. São escritos de diversa natureza que talvez possam ser globalmente designados como crónicas, embora assumam muitas vezes a forma de artigo de opinião ou de ensaio curto. Até ao momento, só uma pequena parte do conjunto foi publicada: em 1999, ainda em vida do autor, saiu Contacto e outras crónicas; uma década depois, veio a lume O folclore moçambicano e as suas tendências; e, nova década volvida, Luciana Batista Vieira, na sua dissertação de mestrado, editou os textos publicados por Craveirinha em A Tribuna entre 1962 e 1964.

– Identificar, recolher e cotejar os poemas de Craveirinha saídos em jornal, a maior parte dos quais seria mais tarde integrada em livro. Tão importante como a descoberta de textos inéditos em livro é a deteção de variantes que, podendo não ser necessárias para a fixação do texto, fornecem elementos importantes para estudos de crítica genética, ajudando assim a caracterizar o trabalho criativo de Craveirinha.

O projeto será realizado por etapas, começando pelos textos em prosa, e os resultados irão sendo publicados nesta página à medida que ele se for desenvolvendo.

Os textos serão transcritos de acordo com a sua forma original, mas segundo a grafia oficial que vigora em Portugal, a menos que se trate de citações feitas por Craveirinha; nesses casos, será mantida a ortografia da época. Gralhas evidentes serão corrigidas sem que tal seja assinalado. Lapsos menos evidentes, designadamente falta de letras ou de sinais de pontuação, serão assinalados através de colchetes, ao passo que passagens de sentido menos coerente serão sinalizadas através da expressão [sic].

 

Porto, 15 de janeiro de 2024

 

A equipa

Responsável: Francisco Topa (U. Porto / CITCEM)

Fátima Mendonça (U. Eduardo Mondlane)

Elsa Pereira (U. Lisboa / CLUL)

Nazir Ahmed Can (Universitat Autònoma de Barcelona)

 

 

Textos de imprensa

O Brado Africano (1954-1964)

Notícias (1957-1964)

Notícias da Tarde (1958-1961)

A Tribuna (1962-1964)

Voz Africana (1963)

A Voz de Moçambique (1960-1964)