Península

Revista de Estudos Ibéricos

 

Presentación Comité de redacción Normas de redacción Adquisición y suscripción Números publicados

 


  Presentación

La revista Península. Revista de Estudos Ibéricos pretende ser un espacio de debate y puesta en común de las investigaciones realizadas sobre la historia de las culturas y literaturas ibéricas, un punto de encuentro de diferentes o complementarias perspectivas metodológicas y críticas, que contribuyan a un mejor o más profundo conocimiento da las culturas y literaturas de Portugal y España (teniendo en cuenta, necesariamente, tanto el contexto europeo como el iberoamericano). De este modo, la revista Península se presenta como un espacio abierto a la colaboración de investigadores de diferentes formaciones (incluyendo diferentes lenguas) que quieran presentar aquí los resultados de sus recientes investigaciones y discutir perspectivas o interpretaciones de la historia de las culturas y literaturas ibéricas, especialmente en los momentos históricos de mayor intercambio, colaboración o confrontación.

La revista Península tendrá una periodicidad anual. Sale a comienzos de cada primavera.           

                    

 


 

Comité de redacción

 
 

 

Directora

MARIA DE LURDES CORREIA FERNANDES

 

Director Adjunto

ROGELIO PONCE DE LEÓN

 

Consejo de Dirección y Redacción

ANA ISABEL MARTÍNEZ

LUÍS DE SÁ FARDILHA

MARIA DE LURDES CORREIA FERNANDES

ROGELIO PONCE DE LEÓN

PEDRO VILAS BOAS TAVARES

ZULMIRA C. SANTOS

 

Secretaria de Redacción

MARÍA EUGENIA DÍAZ TENA

 

Consejo Consultivo

ADELINE RUCQUOI (CRH-EHESS, Paris)

AIRES A. DO NASCIMENTO (U. Lisboa)

ANÍBAL PINTO DE CASTRO (U. Coimbra)

FERNANDO BOUZA ÁLVAREZ (U. Complutense de Madrid)

FRANCISCO MÁRQUEZ VILLANUEVA (U. Harvard)

LUÍS ADÃO DA FONSECA (U. Porto)

JORGE ALVES OSÓRIO (U. Porto)

JOSÉ ADRIANO DE FREITAS CARVALHO (U. Porto)

JOSÉ AUGUSTO CARDOSO BERNARDES (U. Coimbra)

JOSÉ LUÍS PESET (C.S.I.C.-Madrid)

JUAN CARLOS CONDE (U. de Indiana)

MARIA DE FÁTIMA MARINHO (U. Porto)

MARIA IDALINA RESINA RODRIGUES (U. Lisboa)

MARIA LUCÍLIA GONÇALVES PIRES (U. Lisboa)

PEDRO M. CÁTEDRA (U. Salamanca)

VÍCTOR INFANTES (U. Complutense de Madrid)                                   

 

                 


Normas de redacción

Normas para a apresentação de originais

  A todos os artigos é feita a exigência de originalidade. Não deverão ultrapassar as 25 páginas, com 30 linhas por página. Serão apresentados em suporte digital acompanhado de uma cópia em papel. O texto irá em corpo 11 (de preferência letra do tipo Garamond). As notas de rodapé serão em corpo 9. Se o autor desejar destacar citações no corpo do texto, deverá utilizar o corpo 10 nas mesmas.

  Não se aceitam negritos nem sublinhados; os excertos ou expressões a destacar irão em itálico ou entre aspas (« »). Caso seja necessário utilizar aspas dentro de aspas, recorrer-se-á a outros tipos («“ ‘ ’ ”»).

  Citações e referências bibliográficas

            A)   No texto:

  Os títulos serão indicados em itálico. Caso seja mencionada uma obra antiga no corpo do texto os dados relativos à impressão podem ser indicados entre parênteses: Os Lusíadas (Lisboa, António Gonçalves, 1572)

A supressão de uma parte do texto indicar-se-á com reticências entre parênteses. 

            B)    Nas notas:

Monografias: Nome APELIDO(S), Título, lugar de edição, editorial, ano.

 Deve especificar-se a localização do excerto ou ideia a destacar, indicando o volume em que se encontra (no caso de se tratar de uma obra com vários volumes), assim como as páginas.

  Ocasionalmente, pode ser importante incluir o nome do coordenador, tradutor, etc..; nestes casos, serão indicados a seguir ao título, entre parênteses: Ex: Andrea ALCIATO, Emblemas (ed. Santigo Sebastián), Madrid, Ediciones Akal, 1985.

  Caso se trate de uma colaboração editorial, indicar-se-ão os nomes das diferentes editoras separados por barras: /

  As edições facsimiladas costumam citar-se como uma monografia, mas se interessar destacar a introdução ou estudo(s) preliminar(es), citar-se-á como se se tratasse de uma parte de uma obra:

  Justo GARCÍA MORALES, «Introducción», em Juan de YCIAR, Ortographia Pratica, Madrid, Ministerio de Educación y Ciencia/Instituto Bibliográfico Hispánico, 1973, 9-17 (ed. or. Zaragoza, Bartholomé de Nágera, 1548).

Obra colectiva: Nome APELIDO(S), «Título do artigo», em Título do Livro (ed., trad., coord., etc.), lugar de edição, editorial, ano, vol. página(s).

Artigos de revista: Nome APELIDO(S), «Título do artigo», Título da revista, volume e número (ano), páginas.

Em todos os casos, nas referências seguintes da mesma obra/artigo indicar-se-á o nome do autor e o título abreviado da obra/artigo, seguido do número da(s) página(s)

Arquivos e bibliotecas: Na primeira ocorrência aparecerá o nome completo, seguido da abreviatura entre parênteses. Nas menções seguintes só se indicará a abreviatura: Biblioteca Nacional de Lisboa (BNL).
 
C)  Em bibliografia:

             Não é necessário incluir a lista bibliográfica no final do artigo, uma vez que a referência completa aparece em nota de rodapé na primeira vez que aparece citado. Se os autores considerarem pertinente oferecer essa lista, as referências serão encabeçadas pelo apelido (ou apelidos) do autor em maiúsculo:

             VITERBO, Joaquim de Sousa, A Literatura Hespanhola em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1915. Em caso de artigos, indicar-se-ão no final as páginas iniciais e finais.

Os artigos para edição, as obras para recensão, as revistas enviadas para permuta, as recensões e artigos bibliográficos serão dirigidos, até 31 de Outubro, à:

Redacção da Península. Revista de Estudos Ibéricos

Instituto de Estudos Ibéricos

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Via Panorâmica, s.n.

4150-564 Porto (Portugal)

e-mail: ibericos@letras.up.pt

 

 

 

 


Adquisición y suscripción

 

La revista Península, podrá adquirirse en la Librería de la FLUP y en la Librería Académica (en Oporto), en la Librería de la Biblioteca Nacional (en Lisboa) e en Visor Libros (en Madrid).

Envíenos un e-mail, indicando su nombre y dirección, para recibir por correo una ficha de suscripción de la revista.