Com o intuito de assinalar a passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto associa-se às entidades governamentais (Ministério dos Negócios Estrangeiros) e municipais (Câmara Municipal do Porto) que, no Porto, levarão a cabo um conjunto de actividades comemorativas da efeméride. Pretende-se, neste Colóquio Interdisciplinar, aprofundar a discussão em torno da participação de Portugal na Primeira Grande Guerra, mediante uma reflexão conjunta e articulada que, para lá de questões de natureza estritamente histórico-política, incida sobre os vários campos artísticos, com especial destaque para o campo da Literatura. Assim, privilegiar-se-ão os seguintes eixos temáticos:

representações literárias da Primeira Guerra Mundial na literatura ocidental;
expressões interartísticas da Primeira Guerra Mundial (teatro, música, cinema, fotografia, artes plásticas);
migrações artísticas e literárias entre 1914-1918;
problematização na Literatura e outras artes de conceitos e valores relacionados com a Guerra;
problematização teórica e crítica do papel belicista da arte e da literatura.

As propostas de comunicação deverão ser enviadas até 30 de Abril de 2014 para o endereço guerra14@letras.up.pt, com os seguintes elementos:

- Nome
- Instituição
- Contactos (email; telefone)
- Título
- Resumo (150-300 palavras)
- Indicação da secção temática em que a proposta se inscreve

A aceitação das propostas será transmitida por email até 31 de Maio. A inscrição terá o custo de 80 euros até 31 de Julho de 2014, de 100 euros depois desta data e até ao dia 15 de Setembro. Para actuais estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a inscrição no período regular terá o custo de 40 euros, e de 50 euros a partir de 1 de Agosto de 2014 (até 15 de Setembro). A inscrição só será considerada válida após confirmação do respectivo pagamento.

 


ILC

apoios

Apoio_2