Conversas Cruzadas (Encontros com Criadores)
19 Junho 2010 | Biblioteca Municipal Almeida Garrett



Margarida Cardoso
, 1963, Portugal. Realizadora e argumentista. Nasceu em Portugal e viveu até aos 12 anos em Moçambique. Tirou o curso de Imagem e Comunicação Audiovisual da Escola António Arroio. De 1983 a 1995 trabalha como anotadora e assistente de realização em mais de 40 filmes portugueses e estrangeiros. É desde 2005 professora do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Lisboa.

Desde 96 que realiza filmes de ficção e documentários. Nos últimos anos afirmou-se como um dos nomes mais consistentes do cinema português. Natal 71, Kuxa Kanema: O Nascimento do Cinema e A Costa dos Murmúrios são os seus filmes mais conhecidos e todos se debruçam sobre Moçambique, e a temática colonial e pós-colonial.

Tem participado, em Portugal e no estrangeiro (Cambridge, Chicago, Paris, Brasília, São Petersburgo, Maputo, Argel, Copenhaga, entre outros), em inúmeros colóquios sobre os mais variados temas: arte, cinema, questões coloniais e pós-coloniais, cinema e literatura, teatro, memória, preservação de arquivos, etc.

Condecorações Honoríficas: Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique


VOLTAR

 
z