Indice
[ anterior ][ índice ][ próxima ]

 

Além disso, apesar de mais uma vez ser visível a ocorrência de crises asmáticas em várias freguesias distantes de Paranhos, como por exemplo, em Laúndos (Póvoa de Varzim), continua a ser evidente a concentração de grande parte das crises asmáticas registadas neste grupo etário nas freguesias relativamente próximas de Paranhos (Fig. 184).

Em Janeiro de 1994 (Fig. 185), continuou a ser a freguesia de Campanhã a registar o maior número de crises asmáticas (entre 8 a 12 casos) tendo-se destacado, de seguida, as freguesias de Paranhos, Ermesinde e S. Pedro da Cova (cada uma delas com um total de casos entre 4 e 8 casos).

Num total de 66 crises asmáticas, cerca de 36%112 ocorreram em crianças dos 0 aos 13 anos residentes nestas freguesias.

Apesar de neste mês se terem registado novamente casos de crises asmáticas em freguesias distantes do concelho do Porto – como, por exemplo, em Balazar (Póvo de Varzim) – a grande maioria das crises asmáticas continuou a ser registada nas freguesias próximas de Paranhos (Fig. 185).

O mesmo aconteceu em Novembro de 1995 (Fig. 186), mês durante o qual se regista o maior número de crises asmáticas nas freguesias de Campanhã e Paranhos (Porto), Ermesinde (Maia) e S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Matosinhos), com um total de casos entre 4 e 8 em cada uma delas.

O total de casos de crises asmáticas registado nestas freguesias correspondeu a cerca de 42%113 do total de casos ocorridos no mês em análise.

Além disso, neste mês, não se evidencia qualquer caso de crise asmática nas freguesias mais distantes do Porto – à excepção da freguesia de Póvoa de Varzim e de Rio Mau, que registaram um caso cada (Fig. 186).

No "mês crítico" Dezembro de 1995 (Fig. 187), volta a ser evidente o maior número de freguesias mais afastads do Porto com crises asmáticas - se bem que a maior parte delas registou apenas um caso.

Em todo o caso, a freguesia com maior número de crises asmáticas foi S. Pedro da Cova (em Gondomar), com mais de 8 casos (Fig. 187).

Com um total de casos entre 4 e 8, destacaram-se, ainda, as freguesias de Campanhã, Águas Santas, Ermesinde e S. Cosme (Fig. 187).

Num total de 74 crises asmáticas, cerca de 38%114 ocorreram em crianças dos 0 aos 13 anos residentes nestas freguesias.

Continua, assim, a ser evidente a concentração de grande parte das crises asmáticas registadas nos "meses críticos" definidos para este grupo etário nas freguesias relativamente próximas de Paranhos (Fig. 187).

Em Janeiro de 1997 (Fig. 188), a concentração de ocorrências de crises asmáticas continua a registar-se nas freguesias relativamente próximas do Hospital de São João, sendo que, neste mês, Campanhã, Rio Tinto, Alfena e Ermesinde foram as que registaram mais crises asmáticas (entre 4 e 8 casos) – perfazendo cerca de 38%115 do total de casos registados neste mês.

ver figura
Fig. 186 – Número de internamentos de crianças (0 - 13 anos) com crises asmáticas no HSJ em Novembro de 1995 (mês Crítico) por freguesia de proveniência
ver figura
Fig. 187 – Número de internamentos de crianças (0 - 13 anos) com crises asmáticas no HSJ em Dezembro de 1995 (mês Crítico) por freguesia de proveniência
ver figura
Fig. 188 – Número de internamentos de crianças (0 - 13 anos) com crises asmáticas no HSJ em Janeiro de 1997 (mês Crítico) por freguesia de proveniência
ver figura
Fig. 189 – Número de internamentos de crianças (0 - 4 anos) com crises asmáticas no HSJ em Janeiro de 1992 (mês Crítico) por freguesia de proveniência

 

Além disso, não se registaram crises asmáticas em quase nenhuma freguesia afastada de Paranhos – as excepções mais evidentes foram Amorim e Laúndos (Póvoa de Varzim), Madalena (Vila Nova de Gaia) e Foz do Sousa (Gondomar) – Fig. 188.

Desta forma, a análise da proveniência das crises asmáticas registadas em crianças dos 0 aos 13 anos permite-nos destacar o seguinte:

  • a grande maioria das crianças entre os 0 e 13 anos socorridas na Urgência do Hospital de São João com crises asmáticas são residentes nas freguesias de Campanhã, Paranhos, Ermesinde e Rio Tinto;
  • o total de casos de crises asmáticas registados nestas freguesias corresponde a cerca de 29% dos casos registados nos meses definidos como "críticos" para este grupo etário;
  • são poucas as freguesias afastadas de Paranhos que registam crises asmáticas;
  • quase nunca ocorreram crises asmáticas em crianças deste grupo etário residentes nas freguesias a S do Porto.


112.Das 66 crises asmáticas ocorridas em Janeiro de 1994, 24 foram registadas nas freguesias referidas. [ continuar ]

113.Das 52 crises asmáticas ocorridas em Novembro de 1995, 22 foram registadas nas freguesias referidas. [ continuar ]

114.Das 74 crises asmáticas ocorridas em Dezembro de 1995, 28 foram registadas nas freguesias referidas. [ continuar ]

115.Dos 55 casos registados em Janeiro de 1997, 21 ocorreram nas freguesias mencionadas. [ continuar ]

[ anterior ][ índice ][ próxima ]


[ Homepage ] [ topo ]

Comentários: clias.clc@mail.telepac.pt
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Última alteração em: 30-09-2000
„‚1