Indice

[ anterior ][ índice ][ próxima ]

 

Abril e Outubro são os meses que marcam a rotação no sentido e direcção predominantes do vento nesta região. A transição é gradual havendo inicialmente um aumento da frequência dos quadrantes N ou S e só depois passando a prevalecer os rumos de NW, situação que se manterá até Outubro. Nessa altura, o predomínio dos quadrantes de E é também antecedida por um período em que há idêntica frequência deste e de outros quadrantes.

Em Outubro e Novembro, a circulação do ar, predominantemente de E, sofre um ligeiro desvio em S.Gens, onde se regista com igual importância ventos de SE e NE.

Entre Junho e Agosto em todas as estações predominam os ventos do quadrante W, NW ou SW.

Excluindo momentaneamente da nossa análise as estações do interior, é evidente o predomínio dos ventos de NW e W nos meses de Verão e dos de E e SE nos meses de Inverno. Esta alternância é particularmente evidente no Porto-Serra do Pilar e em Pedras Rubras. Em S. Gens e Boa Nova apesar de se manter esta distinção, ela não é tão notória.

Os quadrantes em que se registaram as velocidades mais elevadas raramente coincidem com os rumos mais frequentes.

Em S.Gens o maior destaque vai para os ventos de SW e de S em Janeiro e para os ventos de S e de W em Fevereiro com uma velocidade média próxima dos 10Km/h, quando os quadrantes predominantes foram de E e de SE, respectivamente

Na Boa Nova os ventos mais fortes foram os que sopraram de S em Dezembro e Janeiro, atingindo em média os 25km/h. Este quadrante permanece o mais veloz até Maio, sendo superado em Junho e Julho pelos ventos de NW. Em Agosto os ventos de S e os de NW têm velocidades semelhantes e depois os ventos de S voltam a ser claramente os de maior velocidade. Há uma diminuição gradual da velocidade do vento durante a época de Verão, com um mínimo em Agosto. A coincidência entre os rumos mais frequentes e as maiores velocidades só ocorreu entre Maio e Setembro.

Em Pedras Rubras a velocidade do vento mantém-se à volta dos 20 Km/h durante todo o ano. Entre Setembro e Março é protagonizada pelos ventos de S. Em Abril as maiores velocidades estão associadas tanto a ventos de S como de NW. No resto do ano os ventos mais fortes são os de NW. Exceptuando os ventos de NE que são sempre os mais fracos, todos os outros rumos sopraram na região com velocidades médias superiores a 10Km/m, atingindo velocidades muito próximas dos mais velozes (S e NW).

No Porto-Serra do Pilar os ventos que sopraram com maior velocidade foram os de S em Janeiro e Fevereiro e os de NW no resto do ano. Desde Abril até Setembro os ventos de NW são os mais fortes e os mais frequentes. As maiores velocidades não ocorreram no Inverno como aconteceu nas outras estações climatológicas, mas em Março, Abril e Maio. As velocidades atingidas nos meses de Verão, por exemplo em Agosto, são idênticas às atingidas nos meses de Inverno e superiores às do Outono.

síntese

- as temperaturas médias mensais mínimas oscilaram entre os 4.9°C em Janeiro e os 14.9°C em Julho;

- as temperaturas médias mensais máximas variaram entre os 13.1°C em Janeiro e os 24.7°C em Agosto;

- existe uma grande variabilidade da temperatura mínima nos meses de Inverno;

- o período de Verão inicia-se a partir de finais de Junho e prolonga-se até finais de Agosto;

- o período de Inverno prolonga-se desde finais de Novembro até ao fim de Fevereiro;

- a passagem do Inverno para o Verão é muito perturbada, com uma constante alternância de dias mais quentes e dias mais frios enquanto a transição do Verão para o Inverno é mais calma, lenta e gradual;

- só Julho e Agosto registaram totais mensais de precipitação baixos. Todos os outros meses do ano têm, em média, totais mensais consideráveis;

- a humidade relativa às 9h é, em média, sempre muito elevada (>75%);

- no Verão predominam os ventos de NW e no Inverno os ventos de E;

- o vento tem durante quase todo o ano velocidades acima dos 20 Km/h (5,5 m/s-1);

- as velocidades atingidas nos meses de Verão, por exemplo em Agosto, podem ser muito idênticas às atingidas nos meses de Inverno e, não raras vezes, superiores às do Outono.


[ anterior ][ índice ][ próxima ]


[ Homepage ] [ topo ]

Comentários: clias.clc@mail.telepac.pt
Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Última alteração em: 30-09-2000